Clique para abrir menu ou ocultar

Vantagens de viajar acampando

Acampando você está em contato direto com a natureza, conhece panoramas diferentes, curte o canto dos pássaros, aprecia um belo nascer ou pôr do sol, um céu com milhões de estrelas e tudo isso totalmente à vontade pois o traje habitual no dia a dia é bermuda, shorts e chinelinhos de dedo - veja nossos álbuns de fotos.


Camping em Ubatuba/SP - abr/09 ambiente de camping - Camping Itaguá, Ubatuba/SP

Acampando você conhece pessoas de regiões e hábitos diferentes, troca informações e experiências num ambiente de cordialidade e colaboração mútua e torna praticamente uma rotina o estabelecimento de novas amizades, sem qualquer distinção de cor, raça ou origem social.


Acampando com a família você estreita e reforça os laços familiares num ambiente saudável, unindo pais e filhos em torno de atividades e brincadeiras fora da rotina diária. Ideal para repassar, através de exemplos, noções de respeito à natureza, ao meio ambiente e convivência social.


Acampando você faz turismo e conhece o Brasil, desde locais badalados até praias e recantos com pouca presença do homem - veja lugares - de forma extremamente econômica, sem necessidade de reservas (salvo carnaval e reveillon) e sem ficar atrelado a pacotes rígidos (excursões).


foto em Laguna/SC - mar/16 Praia do Cardoso - Laguna/SC

Há condições de acampar do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, pelo litoral, utilizando somente áreas organizadas, com distâncias médias de 500 km entre um camping e outro, o que permite viajar apenas durante o dia, que é mais bonito e mais seguro. Veja no Google Maps os campings e os lugares onde já acampamos.


Na página roteiros relacionamos nove viagens acampando feitas por nós. Outras viagens fizemos reduzindo algumas escalas ou incluindo outros campings, descobertos por informações na internet ou dicas de campistas.


Tem também o outro lado

Como tudo na vida, para acampar há que se conscientizar que nem tudo são flores. Inconvenientes estão sujeitos a ocorrer, sendo que entre eles citamos:


◊ Algumas regiões têm mosquitos, que aparecem geralmente ao anoitecer. Previna-se procurando manter a barraca fechada nesse período, use repelente para a pele (de preferência sob a forma de creme, de efeito mais duradouro) e também daqueles que se liga em tomadas. Um ventilador também é muito útil, pois não só ameniza o calor como serve para afugentar os insetos.


◊ Nem sempre temos dias lindos e noites de céu estrelado. Sempre existe a possibilidade de chuvas e pode ocorrer infiltração de água na barraca, o que não é nada agradável. É possível que seja devido à qualidade do equipamento, mas geralmente o motivo é por descuidos na montagem ou escolha de local inadequado. Veja algumas precauções que ajudam a reduzir a possibilidade de infiltrações.


◊ Saiba que em datas especiais como reveillon, carnaval e semana santa, alguns campings costumam lotar. Nisso eventualmente algumas pessoas se portam de modo inconveniente, geralmente por excesso alcoólico. Também o serviço de limpeza sofre as consequências da lotação. A dica é dentro do possível acampar fora dessas datas, quando tudo é mais tranquilo e limpo.


Mas, VÁ ACAMPAR. O saldo é extremamente positivo.