O que levar para acampar

Uma situação frustrante é quando você está se instalando num camping e percebe que esqueceu alguma coisa importante em casa. Para reduzir a possibilidade disso acontecer é conveniente elaborar uma lista - disponibilizo duas, prontas para imprimir, como sugestão para quem vai acampar por mais de uma semana - conferindo ao sair.


fazendo lanches ou refeições ligeiras na barraca
não fazer nada na barraca, utilizando-a apenas para dormir

Na prática ambas com certeza terão itens retirados e outros acrescentados, de acordo com as preferências e necessidades de cada um.


Destaque-se que se você vai acampar apenas num fim de semana dá até para levar apenas o "kit básico" - mochila, barraca, saco de dormir, isolante térmico e lanterna - mas se é para ficar vários dias um mínimo de conforto é necessário, até porque sempre estará sujeito a chuvas, ventos, mudança de temperatura, etc. e para não passar por apertos é bom estar estruturado.

camping em Ubatuba - fev/11 Camping Super Star
Ubatuba/SP

Sugerimos também se informar previamente sobre o clima na região onde vai acampar pois há lugares que, mesmo não sendo inverno, à noite esfria bastante. Nesse caso leve agasalho, isolante térmico, saco de dormir ou até edredom se preferir, para evitar noites mal dormidas. Passar frio em barraca com certeza não é uma boa experiência.


Veja o equipamento que levamos quando vamos acampar por muitos dias. Pode parecer muita coisa mas nos dá condições de viajar acampando por até mais de um mês com relativo conforto, independente das condições do tempo - sua montagem funciona para nós até como uma terapia agradável, pela expectativa de usufruir.


Agora, se você precisa ainda adquirir as tralhas necessárias para iniciar a acampar, veja na página onde encontrar links para vários sites de equipamentos de camping.