Clique para abrir menu ou ocultar

Acampando em Tiradentes/MG

Cidade histórica com mais de 300 anos, Tiradentes tem seu passado muito ligado aos acontecimentos políticos e econômicos da época do Brasil Colônia, Brasil Império e do Brasil República. O estilo arquitetônico, bem preservado, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

  • Camping Tiradentes
  • recebendo visitas
  • encontro de rios ao lado do camping
  • Igreja Matriz de Tiradentes
  • centro de Tiradentes
  • passeio de Maria Fumaça
  • Solar dos Neves - São João Del Rei
  • Igreja Nossa Sra. das Mercês - São João Del Rei
  • Trilha do Carteiro - Tiradentes
  • no mirante na Trilha do Carteiro

Acampamos no Camping Tiradentes, telefone (32) 3355-2828 coordenadas geográficas -21.13114,-44.17131 que fica na Av. Gov. Israel Pinheiro, a cerca de 3 km do centro de Tiradentes – acesso ao camping por 180 m em estradinha de chão.


A área é simples, toda gramada, instalações básicas, pontos de energia 110 e 220v, WiFi, dispondo de quartos, suítes e rancho, espaço para motor homes e atendimento atencioso dos proprietários, que residem no local.


O camping é como estar num sítio – com uma estilosa e simples casa sede - com árvores frutíferas, galos, galinhas circulando e algumas cabeças de gado em área cercada. Sob encomenda, servem refeições (comida típica mineira) e café da manhã. Tem ao lado o Rio das Mortes, que recebe as águas do afluente Rio Elvas e segue em direção à São João Del Rei.


À frente da portaria passam os trilhos do trem Maria Fumaça, que circula, apitando ao passar pelo camping, aos sábados, domingos e feriados.



Ficamos seis dias em Tiradentes, onde se tem bons programas para todos os dias. Iniciamos com viagem na Maria Fumaça até São João Del Rei (cerca de 12 km), passeio muito gostoso como uma volta ao passado, desde o trem, estações e uniformes do pessoal, tudo bem preservado.


Em São João Del Rey circulamos de van com um guia, recebendo várias informações e curiosidades sobre a parte histórica, passando por igrejas e outros pontos onde apreciamos o belo estilo das casas e casarões antigos.


No centro histórico de Tiradentes, muito procurado pelos turistas que circulam pelas ruas com calçamento de pedras - conhecido como pé de moleque -, apreciando casas e casarões no estilo colonial, encontra-se todo tipo de comércio direcionado para o turismo, muitas igrejas bonitas, em especial a Matriz de Santo Antônio, com seu estilo barroco, altar e imagens com destaques em ouro.


Entre Tiradentes e São João Del Rey, marcando presença imponente, fica a Serra de São José com sua parte superior em maciço rochoso predominado por quartzitos. Pesquisando, vimos a existência da Trilha do Carteiro, que leva ao topo, e nossa intenção era chegar lá com um guia, mas por achar o preço caro, acabamos por nos aventurar sozinhos. Na primeira oportunidade erramos o caminho e depois de uma boa caminhada constatamos o erro, mas chegamos a um lugar muito bonito, a Pousada Calçada São José, Pouso Campestre.


No dia seguinte voltamos e dessa vez encontramos o início da Trilha do Carteiro, que percorremos num total de mais de 7 km, vencendo um desnível de cerca de 220m, passando por trechos diferenciados como degraus cavados na terra, calçada em pedras - feitas pelos escravos no século XVIII -, poucas clareiras, até chegar à parte rochosa onde existem alguns mirantes naturais para apreciar belos panoramas.


Enfim, foram dias muito agradáveis curtindo o bom ambiente do Camping Tiradentes, conhecendo duas belas cidades, Tiradentes e São João Del Rei, com suas histórias e estilo arquitetônico colonial e curtindo a natureza em gostosas caminhadas.


Obs: relato com base em nossa acampada nesse camping em maio de 2015.

Imagem de satélite com a localização do Camping Tiradentes e outros locais citados.

O camping fica a cerca de 500 km de São Paulo, indo pela Rod. Fernão Dias, acessando a BR 265 para a cidade de Lavras e seguindo por ela até Tiradentes. De Santos foram 597 km porque optamos por ir pelo Rodoanel Leste, Airton Senna e Dutra, para acessar a Fernão Dias.