Clique para abrir menu ou ocultar

Acampando em São Francisco Xavier/SP

Motivados por boas informações e lindas fotos vistas na internet, em outubro/2010 conhecemos São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, localizado num vale a 720m de altitude, rodeado pela Serra da Mantiqueira, próximo à divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais.


Ficamos encantados pela exuberância da natureza na região, com panoramas lindos, muitas cachoeiras, trilhas e a hospitalidade típica dos lugares pequenos do interior, o que nos motivou a retornar agora em setembro/14 para mais cinco dias.

  • Camping Canto dos Pássaros
  • Camping Canto dos Pássaros
  • área toda gramada
  • passeio de boia no rio ao lado
  • cozinha comunitária
  • coreto na praça
  • Complexo Turístico Pedro David
  • trilha no Pouso do Rochedo
  • várias cachoeiras
  • mirante no Pouso do Rochedo

Acampamos no Camping Canto dos Pássaros, telefone (12) 3926-1298 e coordenadas geográficas -22.929112 -45.919431, distante 6 km do centro. Fica no km 14,3 da boa e sinuosa estrada asfaltada que liga Monteiro Lobato a São Francisco Xavier.


Têm cinco cabanas para alugar, cozinha comunitária com geladeiras, fogão e churrasqueira, sala de convivência, banheiros decentes, quiosque também com churrasqueira e iluminação na área.


Não dispõe de ponto de energia para as barracas. Os donos, que residem no local e cuidam de tudo, são atenciosos e prestativos, fazendo com que se tenha vontade de retornar.


A área é pequena, mas muito bonita e bem cuidada, toda gramada, à beira do Rio do Peixe, onde o pessoal anda de boia emprestada pelo camping, muito verde e a sinfonia de um sem número de pássaros, e até saracuras, que marcam presença no lugar.



Repetimos o programa de ir até a Pousada Pouso do Rochedo, a 13 km do camping, - paga-se uma taxa para adentrar a área -, onde possui oito cachoeiras e várias trilhas que chegam até o Mirante do Cruzeiro a 2.000 m de altitude em relação ao nível do mar.


Chegamos até o Mirante anterior, o do Pouso do Rochedo que, segundo o mapa fornecido pela Pousada, está a 1.800 m de altitude e 4.570 m de extensão de trilha, ida e volta, em subida/descida acentuada. Desta vez o tempo estava bom, céu limpo, dando para curtir um panorama espetacular avistando-se até a cidade de São José dos Campos.


Fomos também ao Portal do Equilibrium, a 3 km do camping dos quais cerca de 1,5 km de subida íngreme e muitas curvas, mas com piso em concreto. É um complexo de alto nível, com pousada, restaurante e parque de aventuras – conta inclusive com heliponto -, com belíssima vista das montanhas e de São Francisco Xavier no meio delas.


Outra atração que visitamos foi o Recanto Turístico Pedro David, área pública onde tem pequenas trilhas e a Cachoeira de São Francisco, de 15 m de altura.


Fizemos também uma caminhada de cerca de 7,8 km pela Estrada do Pocinho, subindo e descendo morros, apreciando o modo de vida simples das pessoas que vivem na área rural e o lindo panorama da região - veja o percurso na imagem de satélite da região de São Francisco Xavier bem como a localização do camping.


Relato com base em nossas acampadas no Canto dos Pássaros em setembro/14 e outubro/10.


O camping fica a 230 km de Santos pelas Rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto e Tamoios, passando por São José dos Campos e Monteiro Lobato - tudo asfalto mas com muitas curvas após SJC, que requerem muita cautela.