Clique para abrir menu ou ocultar

Acampando em São Lourenço/MG

Localizada a uma altitude de 875 m (Prefeitura), na Serra da Mantiqueira, São Lourenço é considerada uma das mais importantes estâncias hidrominerais do Brasil, com clima ameno - temperatura média de 18°C, chegando a 0º C no inverno – estando inclusa no Circuito das Águas de Minas Gerais.

  • área bonita e bem conservada
  • boa estrutura
  • sala de jogos
  • Balneário no Parque das Águas
  • fontes de água mineral com propriedades medicinais
  • muito verde no Parque, bom para caminhadas
  • caminhando pela Estrada Real
  • marco da Estrada Real
  • caminhada até a Ponte do Carmo
  • subindo a Montanha Sagrada

Acampamos na Fazenda Camping Recanto dos Carvalhos, telefones (35) 98700-6886 ou WhatsApp: (35) 98824-4844, coordenadas geográficas -22.151247 -45.009394, a cerca de 7 km da entrada da cidade. O ponto de referência na BR 460 é entrar ao lado do Armazém Chagas.


Área gramada situada num vale com belo visual, boa estrutura, contando com cantina, sala de TV, sala de jogos, piscina, sauna, cascata, playground, recintos com churrasqueira coletiva, forno e fogão à lenha, mesas e cadeiras. Ambiente familiar e muito bom atendimento.


Recebe motor-home e trailers, água potável à disposição e energia 220v. Fora do camping, mas perto, dispõe, para hospedes e campistas, quadra de esportes e campo de futebol. Algumas cenas gravadas no camping:


Nas duas oportunidades que lá acampamos fomos ao Parque das Águas a principal atração turística da cidade, a 12 km do camping. Área verde enorme (espaço de 490 mil m²) com muitas opções para recreação, como lago, pedalinhos, charretes, barcos com controle remoto, lanchonetes, etc.


Espaço ideal para se fazer passeios descontraídos pelas alamedas, jardins e bosques e visitar as várias fontes em seu interior, cada uma devidamente identificada quanto às propriedades de suas águas e indicações medicinais.



Conta também com quadras poliesportivas, pista de Cooper circundando o parque e às margens do lago, restaurante, lanchonete, lojas de doces, ducha ao ar livre, etc. Enfim um lugar muito agradável.


Nas dependências, num imponente prédio, funciona um Centro Hidroterápico-Balneário com inúmeras opções de banhos, massagens e tratamentos estéticos – atividades pagas à parte.


Nessa última acampada fizemos duas ótimas caminhadas por trechos da histórica Estrada Real, curtindo o ambiente rural, pessoas simples, panoramas lindos. Descrevemos como foram essas caminhadas, como também o passeio no Parque das Águas em nosso blog, com várias fotos, neste link -


Na acampada anterior subimos a Montanha Sagrada (cerca de 1 hora, coordenadas -22.09549,-45.07192), ponto mais alto da cidade, cuja dificuldade está mais pela subida íngreme e contínua, porém facilitada por ser por uma estrada estreita, boa parte asfaltada, até onde estão as torres de retransmissão de TV, de onde se tem uma vista plena da cidade e do outro lado visão da região montanhosa em torno.


Visitamos também a cidade de Baependi onde estivemos no Espraiado do Gamarra, local aprazível onde corre um rio de águas límpidas, com pequenas quedas d’água (mais como corredeiras) e após formam-se lagos com pequenas praias onde os visitantes e locais aproveitam para momentos de relaxamento junto à natureza. Portanto, bons programas não faltam para se curtir a região de São Lourenço.


A distância de Santos é de 360 km, pelo Rodoanel, Rodovias Airton Senna e Dutra, saindo em direção a Cruzeiro. Daí em diante tem muitas e sinuosas curvas (serra) que requerem atenção. Neste vídeo uma visão da chegada.


Obs: relato com base em nossas acampadas no Recanto dos Carvalhos em junho/17 e outubro de 2007.

Imagem de satélite de São Lourenço com a localização do camping, e outros locais citados.