Clique para abrir menu ou ocultar

Acampando em Prudentópolis/PR

Situada na região sudeste do Paraná, Prudentópolis é conhecida como Terra das Cachoeiras Gigantes e os comentários que lemos sobre a região, colonizada por Ucranianos, nos motivou a ir conhecê-la.


  • área de camping de cima
  • área de camping de baixo
  • banheiros masculinos
  • cascata no Recanto Perehouski
  • Igreja Ucraniana perto do camping
  • Salto Manduri
  • Salto Barão do Rio Branco
  • Salto São João
  • Igreja Ucraniana São Josafat
  • Colégio São José

Acampamos no Recanto Perehouski, telefone 42 3446-3329, coordenadas geográficas: -25.06822,-51.11250 situado na área rural a 25 km da cidade, na Linha Paraná. O acesso é por 15 km de asfalto e 10 km por estrada de terra, cascalhada - voltagem na área 220v.


O camping fica em um sítio que é um atrativo turístico pois passa pela área o Rio Barra Bonita, formando corredeiras e cascatas, onde é possível banhar-se. Muito verde, trilhas, gruta e um belo visual. Para visitação é cobrada uma taxa de R$ 10,00 por pessoa – para os campistas está incluso – veja o vídeo:


Toda a área é gramada e parte do terreno é irregular. Conta com alguns quiosques, cada um com churrasqueira, tomada para energia e ponto de luz. Na parte superior uma bateria de banheiros com 2 conjuntos para cada sexo, decentes e mantidos limpos.


Na área de baixo, junto ao rio e cascata, para usar o banheiro precisa subir uma pequena encosta, tendo no meio uma pia de apoio.


Na casa sede mediante reserva são servidas refeições – culinária ucraniana – e café da manhã. Ambiente de sítio com gado, galinhas, etc. e muito canto de pássaros – veja o vídeo:


Ficamos seis dias, a maior parte do tempo sozinhos, e fomos muito bem atendidos nesse período.



Visitamos, e ficamos encantados, quatro das mais comentadas cachoeiras de Prudentópolis. O acesso a elas se deu por estradas de chão, também cascalhadas, e algumas trilhas em meio à mata nativa. Justificam o slogan que a cidade adotou. Foram elas:

Salto São Sebastião – coordenadas -25.031360, -51.125992. Depois de uma trilha passando por rio e gruta chega-se a um mirante a poucos metros da queda onde se vê esse e outro salto, o Mlot, um de frente para o outro e com mais de 100 m de altura cada – vídeo:


Salto Manduri – coordenadas -25.178756, -50.938744. Grande volume de água e impressiona pela largura de cerca de 100 m, altura de pouco mais de 30 m – vídeo:


Salto Barão do Rio Branco – coordenadas -25.168505, -50.941418. Linda cachoeira com 64 m de altura, existindo uma pequena central hidrelétrica junto ao rio, onde chegamos via uma escadaria com cerca de 470 degraus para ter uma visão de baixo. Depois seguimos para um mirante junto ao início da queda. Impressionante, veja o vídeo.


Salto São João - coordenadas -25.076214, -50.992703. Considerado como Monumento Natural, está em obras de infraestrutura para apoio ao turista. Existem dois mirantes – um para ver a cachoeira à distância e outro no topo da mesma - distantes 1.140 m um do outro e ligados por uma trilha. Linda cachoeira, veja o vídeo.


Visitamos a cidade, que nos causou boa impressão, pela arborização, ruas largas, asfaltadas, sinalizadas, arquitetura moderna e belas igrejas.


Sugerimos uma visita ao álbum no Google Fotos que criamos dessa acampada em Prudentópolis, que pode dar uma melhor ideia do porque essa cidade e suas cachoeiras nos impressionaram tão bem.



Obs: relato com base em nossa acampada no Recanto Perehouski em novembro de 2017.

Imagem de satélite da região de Prudentópolis com a localização do camping e outros locais citados.