Clique para abrir menu ou ocultar

Acampando em Porto Seguro/BA

Em Porto Seguro no verão a badalação é intensa, com shows quase que diários nas grandes cabanas que ficam na areia da praia, com uma quantidade enorme de mesas e cadeiras plásticas, justamente na estrada que passa em frente ao camping. Para quem não conhece e sendo de espírito jovem, é um programa e tanto passar pelo menos uma semana curtindo o agito de Porto Seguro no verão.

  • portaria do Camping Mundaí
  • camping com piscina
  • área de camping - piso de areia
  • sala de TV
  • churrasqueiras e cozinha comunitária
  • tranquilidade próxima à Barramares
  • agito próximo ao Camping
  • chegada à Praia de Guaiú, em Cabrália
  • em Belmonte
  • Rio Jequitinhonha, Belmonte

Acampamos no Camping Mundaí, telefone 73 3679-2287, coordenadas geográficas -16.409063 -39.049140, área bem arborizada, piso de areia, restaurante, lanchonete, salas de TV, de jogos e musculação, wireless (instável), piscina, churrasqueiras, cozinha coletiva e energia 220v, localizado em frente à praia de Mundaí (só atravessar a pista), a 4 km do centro.


Para quem chega a Porto Seguro, no trevo vira a esquerda, em direção a Cabrália. Na área existe também Pousada e espaço para motor homes.


Querendo lugar mais tranquilo, nosso caso, há que buscar alternativas na região - e têm. No sentido norte, conhecer Coroa Vermelha (região dos índios Pataxós), Santa Cruz de Cabrália, atravessar o rio João de Tiba (outra balsa) e explorar lugares mais sossegados como Santo André, Santo Antonio e ir até Belmonte - no total 50 km após a balsa, tudo por asfalto.


+ Camping em Nova Viçosa - piso é de areia e grama ralinha (japonesa), sombra de coqueiros e de castanheira, 5 grandes quiosques onde podem ser armadas barracas embaixo...



Nessa última acampada (jan/15) fomos conhecer Belmonte - mais sobre a cidade e valeu a pena o passeio. É uma cidade antiga, onde a simplicidade impera. Fica às margens do Rio Jequitinhonha onde se tem um belo visual e já nas proximidades do mar jovens e crianças ficam brincando em suas águas limpas mas cor de barro.


A bicicleta é o meio de transporte mais utilizado. Numa praça, perto de uma das praias, existe uma escultura representando o guaiamum (espécie de caranguejo) que, cremos, seja o símbolo da cidade. Onde almoçamos, restaurante bem simples, foi-nos mostrado locais onde ficam guaiamuns confinados e cevados para crescerem e engordarem para depois ir para a panela, rs.


Vale a pena também conhecer a parte histórica de Porto Seguro (cidade alta, próxima ao trevo de entrada), ir a Arraial d'Ajuda, (sentido sul) atravessando o rio Buranhém por balsa, curtir as praias de Mucugê, Parracho, Pitinga e a mais distante e tranquila, Taípe, ou seguir até Trancoso, por estrada asfaltada.


Veja as páginas e distâncias: para o norte, do Camping Mundaí para o camping de Itacaré são 390 km, para o camping na Ilha de Itaparica são 560 km, e no sentido sul, para o camping de Nova Viçosa são 350 km.

Obs: relato com base em nossa acampada nesse camping em janeiro de 2015.

Imagem de satélite da região de Porto Seguro com a localização do camping e os outros locais citados.

Outros lugares bonitos que conhecemos na Bahia, com áreas de camping: Vila do Diogo (Linha Verde) - Ilha de Itaparica - Valença - Itacaré - Cumuruxatiba e Nova Viçosa.