Clique para abrir menu ou ocultar

Acampando em Monte Verde/MG

Para um contato mais próximo com a natureza, voltamos a passar uns dias em Monte Verde, Distrito de Camanducaia, situado na Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais, a 1.600 m de altitude, desta vez fora de feriado ou temporada- só nós no camping. A paisagem e o clima frio da montanha dão uma sensação de muita paz com a tranquilidade típica das cidades do interior.

  • relaxando junto a natureza
  • área em desnível, com platôs
  • quiosque com churrasqueira
  • banheiros simples
  • visitante eventual
  • comida caseira no camping
  • casa sede camping/sítio
  • chuveirada após "piscina"
  • panorama visto do Platô - 1.900 m
  • vista da Pedra do Chapéu do Bispo - 2.030 m

Acampamos no Camping Sítio Recanto dos Bambus, telefone 35 3438-2760, coordenadas geográficas -22.861323 -46.075567, área pequena, totalmente gramada e em desnível (com platôs para as barracas), estrutura básica e rústica e local agradável - dispõe de barracas para alugar e serve café da manhã e almoço, a combinar.


Fica num vale cercado de morros verdejantes, com direito a ver e ouvir os sons de galinhas, bois, vacas e pássaros diversos. Voltagem na área 110v.


A estrutura do camping compreende banheiros simples, recinto onde são servidos o almoço e café da manhã, com TV, wi-fi, fogão a lenha, quiosque com pia e churrasqueira, geladeira comunitária e tanques para criação de trutas (pesque e pague), que depois de pescadas podem ser transformadas num almoço bem gostoso preparado pela esposa do proprietário do camping.


Tem também um outro tanque de água corrente, que faz as vezes de piscina, onde se você quiser, e tiver coragem, pode entrar e tomar um banho de água gelada.



A região tem verde para todos os lados, com muitos turistas chegando nos fins de semana para curtir os panoramas da Serra da Mantiqueira, o charme de suas lojas, pousadas e hotéis e seu clima bastante agradável.


Nas duas vezes que lá estivemos (meses de abril e setembro) a temperatura mínima ficou entre 11º e 8º mas no inverno chega ficar abaixo de zero.


Para quem aprecia uma boa caminhada, tem ótimas trilhas para percorrer, chegando a pontos bem altos - por ex: Pedra do Chapéu do Bispo 2.030 m e Pedra Partida 2.050 m, em relação ao nível do mar -, curtindo o silêncio da mata e ao final ficar descansando sentado nas pedras apreciando um lindo panorama, bem diferente do nosso dia a dia.


Nos feriadões ou fins de semana de tempo bom é grande o número de pessoas com quem se cruza nessas trilhas .


O camping de Monte Verde fica a 160 km de São Paulo pela Rodovia Fernão Dias, saindo em Camanducaia, e o acesso ao camping é no km 25 da estrada que liga essa cidade ao Distrito - tem placas indicativas. O camping fica a cerca de 5 km do centro de Monte Verde.


Obs: relato com base em nossa acampada nesse camping em abril de 2012.

Imagem de satélite de Monte Verde com a localização do camping e os outros locais citados.

Outros campings em Minas Gerais onde já acampamos: Pé na Trilha emBueno Brandão, Recanto dos Carvalhos em São Lourenço, Camping Claro Casa de Pedra em Delfinópolis, Camping Tiradentes emTiradentes e Camping Canarinho, em Capitólio.