Clique para abrir menu ou ocultar

Acampando em Marataízes/ES

No litoral sul do Espírito Santo, Marataízes é uma cidade bastante procurada no verão e em feriados prolongados, a maioria famílias em busca de praias tranquilas - no total são 25 km de praias.

  • portaria da praia
  • espaço para crianças
  • campo de futebol no camping
  • sala de jogos
  • uma das baterias de banheiros coletivos
  • boa sombra e piso de areia
  • monitores para atividades com as crianças
  • fiscais de área em ação
  • praias no lado sul ótimas para caminhadas
  • sol nascendo em frente ao camping

Acampamos no Camping do Siri, telefone 28 3532-8110, coordenadas geográficas -21.116627 -40.858139, que fica na Praia do Siri, a 9 km do centro, por asfalto.


Área enorme, bem arborizada e com muito boa estrutura - o único camping que conhecemos que tem áreas destinadas para quem gosta de mais animação, de sossego e até para os radicais do sossego. Pontos de energia 110v e 220v.


Tem várias baterias de banheiros, com funcionários de plantão junto às mesmas garantindo sua permanente limpeza. Funciona como autêntica colônia de férias à beira-mar, muito procurado por famílias equipadas para passar longos períodos e que retornam ano após ano.


Dispõe de quadra de vôlei, campo de futebol de areia, playground, sala de jogos, restaurante e portaria de acesso à praia com seguranças a postos. Na temporada de verão promove intensa programação de lazer (com monitores) para todas as faixas etárias, com música ao vivo, gincanas, caminhadas e atividades na praia.


Existem vários funcionários identificados como Fiscais de Área, atuando por setores e fiscalizando, de forma ostensiva - poderia ser de forma mais discreta - campistas, barracas e veículos, com vistas ao cumprimento do regulamento. No mais, ainda podemos considerar esse camping como um dos melhores que conhecemos em termos de estrutura e organização.


Essa animação toda foi em nossa acampada na primeira quinzena de janeiro de 2015. Já na acampada anterior, no fim de janeiro de 2010 encontramos o camping com pouquíssimos campistas, as praias para o sul quase que desertas e apenas um pouco de movimento na Lagoa do Siri - período bom para quem quer apenas relaxar.


Além das opções que o camping oferece, saindo no sentido sul as praias tem pouquíssimo movimento, oferecendo condições para longas e prazerosas caminhadas ao lado de falésias, passando por vila de pescadores com alguns restaurantes bem simples, pela lagoa de Caculucagem (junto à praia) e indo até onde houver disposição.


Há os que preferem ficar pescando ou ir até a lagoa do Siri, próxima ao camping e local com mais agito - inclusive de som - onde é grande o movimento de pessoas tomando banho, andando de caiaque, etc., e tem vários restaurantes.


Aproveitando a estada por lá, outra boa opção é conhecer também as praias ao norte de Marataízes, seguindo pela Rodovia do Sol, que acompanha a orla, até Anchieta (cerca de 45 km), passando por Itaoca, Itaipava, Piuma e Iriri - veja mapa.


Obs: relato com base em nossa acampada nesse camping em janeiro de 2015.

Imagem de satélite de Mrataízes com a localização do camping e os outros locais citados.

Veja também outros lugares que conhecemos com áreas de camping no Espírito Santo: Guarapari, Itaipava/Itaoca e Itaúnas.