Clique para abrir menu ou ocultar

Acampando em Laguna/SC

Situada no litoral sul de Santa Catarina, Laguna é uma cidade histórica com cerca de 45.000 habitantes muito procurada pelos turistas – seu carnaval é famoso, com vários blocos e trio elétrico, participando da folia mais de 300.000 pessoas, segundo os jornais.

  • Farol de Santa Marta
  • camping com área bonita
  • cozinha comunitária
  • pôr do sol visto do Morro do Farol
  • barcos de pesca na Praia do Cardoso
  • peixe fresco, direto dos pescadores
  • comunidade do Farol de Santa Marta
  • vista do Morro do Céu
  • centro histórico
  • casarão do Museu Anita Garibaldi

Acampamos no Cardoso Surf Camping, telefone 48 3647 2462 e 48 99109-4445 (whatsapp), coordenadas geográficas: -28.606556, -48.820642 bem localizado na Estrada Geral s/n em frente à Praia do Cardoso, próximo ao Farol de Santa Marta, como também do centrinho da comunidade.


A área acampável é pequena, mas com boa e bem cuidada estrutura, gramada, módulos elevados para as barracas, restaurante (que também atende ao público externo), churrasqueiras e fogões comunitários, banheiros limpos e decentes, wi-fi, e charmosos chalés.


Aceita motor home de pequeno porte. Fomos no mês de março/16 e não havia outros campistas, mas acreditamos que na alta temporada não seja fácil encontrar lugar.


Na Praia do Cardoso, em frente, todas as manhãs chegam barcos de pescadores onde se pode adquirir peixes fresquinhos. Praia boa para caminhadas e para os praticantes do surf. Outras praias de Laguna e suas características estão descritas aqui.



Em Laguna um dos principais pontos turísticos é o Farol de Santa Marta, que fica a 930 m do camping (10 minutos a pé) e a 20 km do centro da cidade, via balsa. Inaugurado em 1891, situa-se no topo de um morro a 45 m de altitude, mede 29 m de altura e é um dos mais potentes do Brasil. Outros pontos turísticos de Laguna veja aqui.


Programa básico por lá é subir o morrinho do Farol (para entrar em suas dependências precisa obter autorização na Capitania dos Portos, em Laguna), onde o visual é espetacular com trilhas, muitas pedras, costão e panorama da comunidade em volta. Nesse mesmo morro existe uma graciosa capelinha e próximo a ela um cemitério. O pôr do sol - como também o nascer - visto de lá é lindo demais.


Fizemos uma boa caminhada até o Morro do Céu, - trajeto - passando pela Prainha do Farol, percorrendo uma trilha avistando-se o costão, o Farol ao fundo e chegando ao topo do morro de onde se tem um panorama de dunas, da Praia Grande e da grande lagoa à distância.


Não deve deixar de ser feito é um passeio pela cidade – há uma travessia da lagoa por balsa – e conhecer o centro histórico, visitando sua principal atração, o Museu Anita Garibaldi , bem como a Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos, além de passar por vários monumentos e casario antigos.


Para a moçada, no auge da temporada o agito é garantido, agora para quem busca tranquilidade e curtir as belezas da região sugerimos ir depois do carnaval, sendo então um ótimo programa.

Distâncias: até a balsa/cidade 17 km de estrada, sendo 15 com bom asfalto e cerca de 2 km, na chegada ao Farol, de terra e muitos buracos. Para outros campings, ao norte em Garopaba, são 80 km e para o sul, querendo conhecer a região dos canyons, parte de baixo, a opção é um camping na cidade de Praia Grande/SC, a 160 km, praticamente tudo por bom asfalto.


Obs: relato com base em nossa acampada nesse camping em março de 2016.

Imagem de satélite de Laguna com a localização do camping e outros locais citados.