Acampando em Itirapina - SP

Aproveitando um feriadão, que esticamos para cinco dias, fomos conhecer o Camping Saltão no Mirante das Águas, Parque de Ecoturismo - telefone (19) 3483-7314, coordenadas geográficas -22.390992 -47.88976, em Itirapina, interior do Estado de São Paulo.

  • camping todo gramado e com muitos quiosques
  • playground e piscina
  • pôr do sol visto do camping
  • a caminho da Cachoeira do Saltão
  • Cachoeira do Saltão - 75 m de altura.
  • caminho da Cachoeira do Saltão para a da Ferradura
  • Cachoeira da Ferradura
  • Cachoeira do Monjolinho
  • desta vez com o filhão e namorada

Contando com bom tempo - calor durante o dia e refrescando bem à noite - tivemos uma ótima estada, muito embora o camping tenha chegado a lotar. Graças a presença atuante do seu proprietário e equipe, qualquer anormalidade comunicada de pronto eram tomadas providências, garantindo a manutenção da ordem e propiciando um acampamento tranquilo.


O camping tem uma bonita e grande área, toda gramada, com vários locais com boa sombra mas com algum desnível, e uma área plana, que por ser nova, sem sombra devido as árvores ainda estarem pequenas. Tem três baterias de banheiros com limpeza constante porém em determinados momentos, com o camping cheio, chega a formar filas para o banho - nada que não se possa contornar usando-os fora dos horários de pico.


Oferecem espalhados pela área inúmeros quiosques com churrasqueira, mesa e bancos para os campistas, que à medida que chegam e encontrando disponível, passam a utilizá-los, sem custo adicional, como uma extensão de sua barraca. Tem também uma piscina para adultos (com toboágua) e outra infantil, playground, restaurante, lanchonete e uma quadra coberta - a voltagem é 110v.


No Mirante das Águas dá para se ir a pé a três cachoeiras: Saltão, da Ferradura e Monjolinho. À do Saltão, com 75 m de altura, se chega descendo por uma trilha, parte com escadas de madeira (bem íngreme), parte por terreno com muitas pedras pequenas e soltas, o que torna necessário ir com calçado adequado, de preferência tênis. Cachoeira muito bonita e imponente, com alta frequência de pessoas no feriadão.


Acompanhando o riozinho formado pelas águas da Cachoeira do Saltão, sempre andando por sobre as pedras, ora pela margem ora pelo seu leito, encontra-se outro riozinho à direita onde seguindo pelo leito - o que dá uma sensação de aventura - chega-se à Cachoeira da Ferradura, também com grande queda (47 m de altura) mas com pequeno volume de água. As duas cachoeiras propiciam uma ótima caminhada curtindo a natureza.


Já a Cachoeira do Monjolinho, com 12 m de altura, é a mais próxima da área de camping e de fácil acesso. Das três é a que oferece melhores condições para banho, todavia, para se curtir com tranquilidade qualquer uma delas o melhor é visitar fora dos grandes feriados pois encontramos as cachoeiras, trilhas e caminhos com excesso de movimento. O Parque recebe também pessoas que vão apenas passar o dia - sem acesso à área de camping.


Outras opções que o Mirante das Águas oferece são uma tirolesa com percurso de 1.300 metros, passando sobre a cachoeira do Saltão. Nessa mesma cachoeira há a possibilidade da pratica do canyoning - descida por corda (rapel) junto à queda d'água. Há também cavalos para passeios.


O camping fica distante das cidades: Itirapina 21 km e São Pedro 24 km. Portanto é bom ir previnido, apesar de no local ter restaurante para refeições e café da manhã e se encontrar à venda coisas básicas como gelo, carvão, produtos de higiene, etc.

Abaixo imagem de satélite com a localização do Mirante das Águas - Cachoeira Saltão, em Itirapina.

• zoom: clique em + ou —   • mover a imagem: só arrastar

ver imagem ampliada