Acampando em Ilhabela - SP

Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, é uma excelente pedida para passeios não apenas de fins de semana prolongados mas até para férias inteiras, dada a variedade de opções de divertimento - trilhas, cachoeiras, praias lindas de todos os tipos, desde calmas, de enseadas, às mais agitadas, de mar aberto.

  • família reunida no camping
  • ao fundo Praia de Garapocaia
  • camping com área bonita
  • piscina no camping
  • pier entre Praias do Pinto e Armação.
  • caminhadas pela costa norte
  • camping - neto treinando acertar a trave

A ilha é tão grande que o melhor é dividir a estada em etapas, uma para conhecer o lado sul, mais badalado e com praias mais frequentadas como da Feiticeira, Praia Grande e do Curral, e outra para explorar o lado norte, onde fica a vila com o principal comércio e o agito da vida noturna - veja mapa de Ilhabela.


Desta vez fomos para o lado norte onde encontramos praias bonitas e de águas calmas - são voltadas para o continente - como Garapocaia, onde fica a pedra do sino, do Pinto e da Armação. O visual dos coqueiros na orla, as pedras nos cantos das praias e a cor das águas do mar são de uma beleza ímpar, convidando ao relaxamento - o movimento de pessoas também é pequeno, em relação às praias do sul.


Acampamos no Camping Pedra do Sino, telefones 12 3896-1266 ou 3896-1368, coordenadas geográficas -23.745867 -45.348369, área muito bonita, bem cuidada, gramada, levemente inclinada (fica numa encosta), tendo uma bela piscina com cascata artificial, que cai por uma grande pedra. Tem ainda campo de futebol, duas cozinhas comunitárias com fogões a gás, churrasqueiras, mesas e bancos à disposição.


O único senão da ilha, que já é praticamente uma marca registrada, é a presença de borrachudos, mais intensa ao amanhecer e anoitecer. Não deixe de levar repelentes, de preferência cremosos, que prolongam um pouco mais o efeito.

Imagem de satélite de Ilhabela com a localização do camping e os outros locais citados.

Como parte de um roteiro de viagem mais longa, Ilhabela fica a 155 km de Santos (cerca de 2 horas de viagem, de balsa a balsa) e no sentido norte, 555 km do camping de Cabo Frio, pela Rio/Santos.