Acampando em Garopaba - SC

Pequena cidade no litoral sul de Santa Catarina, muito movimentada no verão. Possui belas praias, limpas e de mar esverdeado. As praias mais concorridas são as de Garopaba (centro), com mar calmo e frequentada por famílias, a da Ferrugem, onde predomina a moçada e tem uma movimentada atividade noturna, a da Silveira com ondas fortes e point dos surfistas, a do Ouvidor, quase selvagem e a do Siriú, praticamente desabitada.

Em Garopaba acampamos no Camping Lagoamar, telefone 48 3254 3187, coordenadas geográficas -28.020760 -48.622883, em frente à praia central. Camping com área para mais de 400 barracas, gramado, bem arborizado por grandes casuarinas, com restaurante, várias churrasqueiras coletivas com fogões a gás e pias à disposição, campo de areia para futebol suíço, cancha de bocha, salão de jogos e TV, playground, voltagem 220v e área reservada para trailers e motor-homes - sem dúvida, um dos melhores campings, em estrutura e localização, que conhecemos. Grande parte dos campistas que encontramos costumam voltar à esse camping para passar períodos inteiros de férias.


  • escada (sacos de areia) para subir às Dunas do Siriú
  • nas Dunas do Siriú
  • passarela a caminho da Praia do Siriú
  • Praia do Siriú
  • Praia da Gamboa
  • Praia da Gamboa
  • trilha da Ferrugem para Praia do Ouvidor
  • trilha da Ferrugem para Praia do Ouvidor
  • voltando da Praia do Ouvidor
  • Vigia para Silveira, pelo costão - trechos um pouco difíceis

Além de desfrutar das belas praias e do ambiente agradável do camping, nos vários retornos à Garopaba tivemos o prazer de fazer ótimas caminhadas e percorrer trilhas espetaculares, que descrevemos a seguir:


Caminhada para o Siriú: do camping até a ponta da Praia do Siriú pela beira-mar, ao lado de dunas, por um trecho tranquilo e desabitado - cerca de 5 km. Ao final da praia desemboca a Lagoa do Siriú, que dependendo do nível das águas vai até o mar. Pela estrada de chão paralela à mesma praia, a 3 km do camping tem dunas muito altas onde é praticado o sandboard com pranchas alugadas no local. Apesar da subida um tanto íngreme, vale a pena subir, se não para escorregar pelo menos para descortinar o belo panorama lá de cima.


Subir a pé o Morro da Embratel, por estrada pavimentada, até as antenas. Possui bela vista panorâmica de Garopaba e também das dunas e praia do Siriú. Pessoas aproveitam o local para praticar vôo livre.


Praia da Vigia para a Praia da Silveira: Fizemos por dois caminhos, um pelo costão, mais pesada e com certo perigo porque vai pelas pedras e outra que começa próximo à Igreja, sobe e desce o morro por trilha fácil, mas íngreme. Visual muito bonito passando por pastos e apreciando intensamente a natureza.


Praia da Ferrugem à do Ouvidor: caminhada imperdível pelo morro, beirando o costão, chegando até a Praia do Ouvidor. Cenário paradisíaco contrastando a vegetação nativa, o embate das ondas contra as pedras e o azul do mar sem fim.


Praia do Ouvidor a Praia do Rosa: começa no lado direito da Praia do Ouvidor, depois de 45 min. chega à linda e deserta Praia Vermelha, passa por toda sua extensão (uns 300m) reiniciando a trilha circundando morros e próximo ao costão, terminando na também badalada Praia do Rosa (já em Imbituba). A trilha é bem cuidada, sinalizada e com um grau médio de dificuldade. Com muitas paradas para descanso - e para apreciar um dos mais belos panoramas que já vimos em trilhas - levamos 1h20 para percorrer os dois trechos (outro tanto para voltar).

Vale à pena destinar um dia para ir de carro até a Praia da Gamboa - 15 km do camping -, subindo o morro por estrada de chão que inicia junto a Lagoa do Siriú. Requer atenção (pedras), mas dá para ir tranquilo. A praia é bonita, com alguns bares e restaurantes na chegada, e o mar é forte. É tranquila, com pouco movimento e caminhando até o canto norte chega-se a uma elevação onde existem grandes pedras (tem sombras) para apreciar belo panorama do mar e das dunas que chegam até Guarda do Embaú. Havendo disposição para caminhar sobre areia fofa a distância até a Guarda é relativamente curta, cerca de 5,5 km, a partir das pedras.

Imagem de satélite de Garopaba com a localização do camping e outros locais citados.

O acesso a Garopaba é no km 272 da BR 101, saindo para a rodovia SC 434 onde se percorre mais 15,7 km até o camping.


Distâncias para outros campings: Florianópolis 115 km, para o camping de Guarda do Embaú 55 km e para o camping de Araranguá são 170 km.