Acampando em Delfinópolis - MG

Delfinópolis é uma pequena cidade com cerca de 8.000 habitantes, no sudoeste de Minas Gerais entre a Represa de Peixoto (Mascarenhas de Moraes) e várias Serras, inclusive o lado sul do Parque Nacional da Serra da Canastra. Região de muitas belezas naturais, a começar pelo visual espetacular da própria represa em meio ao verde reinante visto de vários pontos na Serra. Entre suas atrações destaque para as mais de 100 cachoeiras que formam poços e se transformam em sinuosos rios de águas transparentes. Região muito procurada por praticantes de off road, moto trail, mountain bike e trekking.

  • Camping Claro Casa de Pedra
  • área toda gramada
  • café da manhã no camping
  • trilha no Complexo do Claro
  • Cachoeira da Paz
  • Cachoeira da Gruta
  • poço na Cachoeira do Tenebroso
  • trilha no Claro para Cidade de Pedra
  • Cidade de Pedra
  • trilha sobre pedras na Pousada Paraíso

Acampamos no Camping Claro Casa de Pedra, tel. (35) 3525-1051, coordenadas geográficas -20.346127 -46.804627, onde tem duas grandes áreas para acampar, gramadas, com boa sombra, uma bateria de banheiros em cada e terreno um pouco irregular. Possui várias mesas e banquetas de cimento espalhadas pela área, iluminação apenas nas dependências comuns e energia para as barracas (110 v) só das 18 às 6h. Os carros ficam em estacionamentos delimitados, eventualmente distantes das barracas. Fica a 7 km da cidade, por estrada de chão em bom estado.


Dispõe também de lanchonete e restaurante porém só funcionam nos feriados (em períodos mais quentes) e no verão. Não dispõe de churrasqueiras ou dependência que funcione como cozinha para os campistas. No período em que fomos, mês de junho, tudo fechado, só nós e a família que cuida do camping. Mesmo assim, pelo visual de muito verde, num ambiente de paz semelhante a um sítio, as trilhas, ver panoramas lindos e apreciar as cachoeiras da região foi uma acampada que proporcionou um grande prazer pela sensação de integração com a natureza.


Na propriedade onde se situa o camping existem cinco cachoeiras, do Tombo, da Paz, da Gruta, Tenebroso e Cidade das Pedras, acessadas por trilhas sinalizadas, de distâncias relativamente curtas, mas com algum grau de dificuldade - andar sobre pedras. Cachoeiras muito bonitas, principalmente as da Paz e da Gruta, formando poços profundos e de águas cristalinas.


Bem próximo ao camping tem também o Poço das Tartarugas, com águas provenientes das cachoeiras e que também formam um grande e profundo poço - antes tem até uma espécie de prainha, com uma parte sem pedras e rasa, que dá para crianças brincarem. Nesses locais no verão com certeza a moçada deve se deliciar.


São muitas as opções de trilhas e cachoeiras na região. A 2,5 km do camping fomos à Pousada Paraíso, onde paga-se “taxa de preservação ambiental” - R$ 15,00 por pessoa (jun/12) - para adentrar a área e visitar cachoeiras muito bonitas como as do Paraíso I e II, do Sofazinho, do Coqueirinho, Lambari, Borboletas e até a mais distante, do Triângulo, a cerca de 3,8 km de caminhada. A partir do Coqueirinho a trilha tem trechos bem íngremes e com muitas pedras, o que requer bastante atenção pelo risco de acidente.


Fomos também às Cachoeiras do Ézio, 10 km do camping, onde paga-se "taxa de manutenção", R$ 10,00 por pessoa (jun/12), para percorrer uma trilha relativamente fácil, mas extensa, passando ao lado de várias cachoeiras de pequeno porte mas de visual bonito pelas pedras e águas cristalinas. Resumindo, são muitas as opções de passeios, trilhas e cachoeiras para se explorar na região, que faz parte do Circuito Turístico Nascentes das Gerais.

Imagem de satélite de Delfinópolis com a localização do camping, cachoeiras e outros locais citados.