Clique para abrir menu ou ocultar

Custos de uma viagem acampando

Estabelecido o roteiro, fazemos uma estimativa dos gastos que teremos na viagem acampando usando essa planilha do Excel por nós desenvolvida.


Costumamos fazer todas refeições na barraca. Para isso saímos de casa geralmente levando gêneros alimentícios, temperos, etc., suficientes para uma semana. À medida que vão acabando vamos ao supermercado, que todo lugar tem de grande ou pequeno porte, e fazemos a reposição.

A vantagem de fazer refeições na barraca, além do fator econômico, é que mantem-se a rotina alimentar, não fazendo extravagâncias que às vezes, por não estar acostumados com a culinária e hábitos diferentes que tem por este país, acabam acarretando mal estar físico, podendo até estragar uma viagem.


Camping na Serra da Bocaina - jul/13 Camping Chez Bruna - Serra da Bocaina/SP

Para viagens curtas de até 5 dias, por exemplo, dá para ir abastecido, nada precisando gastar com refeições no camping. Alimentação feita na barraca praticamente não gera aumento significativo de gastos em relação à despesa que teria forçosamente se ficasse em casa.


Claro que tem pessoas que preferem guardar economias para nas férias apenas desfrutar, fazendo refeições em restaurantes e não ter trabalho de ir a supermercado, cozinhar, etc., o que é compreensível. Obviamente irá gastar bem mais.


Estamos acostumados com nosso esquema e preferimos em vez de ficar acampando e conhecendo lugares com um pouco de mordomia por 10 a 15 dias, desfrutar do nosso jeito e com o mesmo custo acampar por mais de 30 dias. Portanto, questão de opção.


A diária nos campings fora do estado de São Paulo geralmente é mais barata. Para ter uma ideia, veja nessa planilha dados de nossas últimas viagens, incluindo as diárias pagas. Juntando o valor das diárias dos campings e a distância para os destinos escolhidos já dá para estimar boa parte dos custos da viagem planejada.


Dentro dos parâmetros que adotamos podemos afirmar que há condições de um casal viajar acampando gastando por dia menos de R$ 130,00 inclusos nesse valor todas as despesas, tais como combustível, pedágios, passeios, alimentação e camping – base setembro/16. Se escolher datas como réveillon e carnaval tudo fica mais caro e então gastará mais.

Controle das despesas

Caso você queira ter um histórico das despesas com a viagem ou até por necessidade de controlar para não extrapolar os gastos previstos, ofereço uma planilha do excel, que pode ter os campos modificados a seu critério. Os dados incluídos servem apenas para ilustrar e podem ser deletados.


Bom planejamento e ótimas acampadas.