Acampando em Cabo Frio - RJ

A região de Cabo Frio é muito bonita, com praias de águas claras, transparentes e frias, areias brancas e finas e muito sol. São muitas as opções de passeios e boas caminhadas percorrendo praias, trilhas, morros, dunas, etc.

  • Camping Dunas do Peró
  • Camping Dunas do Peró
  • com a família - Morro da vigia/Praia do Peró
  • Praia do Forte
  • Camping do Clube Militar
  • caminhando para a Praia do Forte
  • Praia da Azeda - Búzios
  • banho de mar durante passeio de barco - Arraial do Cabo
  • Prainha - Pontal da Atalaia/Arraial do Cabo
  • trilha para a Praia Brava

Acampamos, mais uma vez, no Camping Dunas do Peró, telefone (22) 2629-2323, coordenadas geográficas -22.84843,-42.00172. As praias mais próximas, das Conchas e do Peró, ficam a 5 km de carro. Para o centro e Praia do Forte são 6 km.


O camping é bem arborizado, piso arenoso (não fofo), piscina, mini campo de futebol, quadra de vôlei, cantina/restaurante (em reforma nesta última vez), churrasqueiras, sala de jogos e de tv, playground, estacionamento interno, wi fi, três baterias de banheiros decentes e limpos e bom atendimento - voltagem 110 e 220 v. Tem carreta barraca para alugar (p/4 pessoas) e recebe motor-homes - contatá-los previamente.


O "progresso" cobrou seu preço. A primeira vez que acampamos no Dunas do Peró - essa foi a sexta - a estrada em frente era de terra e o camping ficava tipo num bosque. Atualmente a estrada está asfaltada, é uma das ligações Cabo Frio/Búzios e o trânsito é intenso, ouvindo-se o barulho dos carros dentro da área - sugestão, acampar mais ao fundo.


Programa que já repetimos é caminhar pela Praia do Peró e subir por trilhas o Morro do Vigia, que divide com a Praia das Conchas, onde se tem belíssimo panorama. Bom passeio também é até a Ilha do Japonês, pouco mais de 5 km do Dunas do Peró, onde estaciona o carro e, dependendo da maré, atravessa a pé até a ilha. Dali também dá para curtir boas trilhas e chegar até a Praia Brava, com bonito visual do mar e do costão. Outro bom programa é ir a Búzios (17 km até o centro - rua das Pedras) e curtir suas lindas praias.


Em viagem anterior acampamos no Camping do Clube Militar, como convidados - telefone 22 2643-3537 e coordenadas geográficas -22.92388,-42.03835, em frente à praia do Foguete (pé na areia) e a 7 km do centro. Área grande, gramada, bem arborizada (casuarinas), lago, piscina, quadra de esportes, internet wi-fi, playground, churrasqueiras coletivas, ambiente seguro e familiar.Tem condições de receber motor homes.


A localização desse camping propicia boas caminhadas até a Praia do Forte e também à Praia do Pontal, em Arraial do Cabo, cerca de 3 km, além de curtir a praia em frente. O único senão é a presença constante de vento relativamente forte, típico da região e mais acentuado à beira mar - pelo menos sentimos isso nas 4 oportunidades que lá acampamos.


Outro camping onde já acampamos, mas há mais tempo, foi no Bosque Clube, telefone 22 2645-2061, coordenadas -22.86836,-42.02831 com área grande, gramada, internet wi-fi, piscina, sauna, campo de futebol, quadra de volei de areia, espaço para motor-homes e estacionamento interno. Fica a 3 km da Praia do Forte e centro da cidade.


Acampando em Cabo Frio não pode deixar de conhecer também a cidade de Arraial do Cabo, onde se encontra praias e lugares lindos, como, por exemplo, o Pontal da Atalaia e a Praia Brava - vídeo. A maior atração em Arraial do Cabo é o passeio de barco que dura cerca de 3h30, com duas paradas para banho e passando por várias praias de águas transparentes e de cor linda.

Imagem de satélite de Cabo Frio com a localização dos campings e os outros locais citados.


Para quem vem de São Paulo agora há a opção de não passar pela cidade do Rio de Janeiro, seguindo pelo Arco Metropolitano, a partir da Dutra, e saindo já em Itaboraí, na BR 101 - veja esse trajeto no Google Maps , com respectivas coordenadas geográficas.