Clique para abrir menu ou ocultar

Acampando em Bueno Brandão/MG

Localizada no sul de Minas Gerais, pertinho da divisa com São Paulo, Bueno Brandão é uma pequena cidade no alto da Serra da Mantiqueira (altitude de 1.200m), com imensos vales verdes de grande beleza, clima agradável de montanha e com mais de 30 cachoeiras em seu território - vídeo - que fazem a festa dos moradores e turistas, seja para pura contemplação ou entrando em suas águas para autênticas duchas revigorantes.

  • Camping Pé na Trilha
  • cozinha comunitária
  • banheiros amplos e rústicos
  • Cachoeira do Machado I I
  • Cachoeira do Sossego
  • Cachoeira dos Félix
  • caminhadas até o Mirante da Serrinha
  • caminhada por estrada rural
  • descanso curtindo o panorama
  • Igreja Matriz - Paróquia do Senhor Bom Jesus

Acampamos no Camping Pé na Trilha, telefones 35 99979-5130 ou 99971-3227, coordenadas geográficas -22.456545 -46.359697, situado a 1,7 km da cidade e pertinho da estrada que liga Socorro à Bueno Brandão.


Área simples, pequena, gramada, dispondo de cozinha comunitária com geladeira, fogão, churrasqueira e mesa à disposição dos campistas. Têm 2 banheiros (masculino e feminino) e um sanitário - amplos e rústicos.


Possui uma área coberta (galpão) onde pode-se armar barracas, dispondo também de banheiros e geladeira. Tem dois chalés e três cabanas de alvenaria para locação.


Destaque-se também o bom atendimento do casal proprietário, que reside na área. Junto à casa sede se tem acesso à internet por wi-fi grátis. Voltagem no camping 110v.


No camping é como estar em um sítio no interior, com o som ambiente do canto das seriemas e passarinhos:



Em Bueno Brandão, além de desfrutar da beleza das cachoeiras como a do Davi, Cascavel, Vale dos Avestruzes (Santa Rita), Machado I e Machado I, percorrer as estradas rurais de chão batido descortinando belos cenários de fazendas, plantações, gado no campo e respirando ar puro, transmite um sentimento gostoso de plena integração com a natureza.


Para os praticantes do cascading -veja o que é - algumas delas como a dos Félix e a dos Luís, oferecem essa condição. Ambas estão em áreas privadas cobrando ingresso. Na dos Luís existe uma boa estrutura com restaurante, playground, arborismo e tirolesa de 550m atravessando o vale, passando por cima da cachoeira.


Conhecemos também a Cachoeira do Sossego, numa área particular com trilhas e cascatas, tudo sinalizado. A cachoeira é uma das mais bonitas que vimos na região, com grande volume de água e forte correnteza o que, acreditamos, não permita o banho, mas muito boa para contemplação e ficar curtindo a natureza. Nessa mesma propriedade tem uma área de camping simples e uma árvore centenária como atração extra devido seu enorme tronco oco, com condições para se entrar dentro dele.


Na quarta acampada em Bueno Brandão fomos até o bairro do Sertãozinho, por uma estradinha rural, passando pelo Mirante do Cristo (1.370 m de altitude) de onde se tem uma vista muito bonita da cidade e do vale onde se situa. Prosseguindo pela estradinha, há vários pontos onde uma parada é obrigatória para apreciar panoramas lindos de mais vales e áreas rurais.


Após cerca de 13 km do camping chegamos à uma propriedade onde é produzido vinho e licor artesanal com a marca "Uva e Vinho Fidêncio". Depois de uma boa recepção e degustação a sequência natural foi adquirir alguns produtos, muito bons para nosso gosto. No retorno ainda passamos para conhecer a Cachoeira do Sertãozinho I, um pouco escondida, mas encontrada com dicas de um morador nas proximidades.


Mais uma vista panorâmica muito bonita pode ser curtida do Mirante da Serrinha (1.420 m de altitude) relativamente próximo do camping, numa caminhada gostosa, com várias paradas para apreciar cenas do campo e para descanso, pois a estradinha tem trechos um pouco íngremes - pode ir de carro também.


Obs: relato com base em nossas acampadas nesse camping, a última em setembro de 2016.

Imagem de satélite de Bueno Brandão com a localização do camping, cachoeiras e outros locais citados.

Outros lugares na Serra da Mantiqueira onde já acampamos: Monte Verde, São Lourenço/MG, Joanópolis/SP, São Francisco Xavier/SP e Visconde de Mauá/RJ.