Clique para abrir menu ou ocultar

Acampando na Serra da Bocaina/SP

Planejado há algum tempo, em julho/13 finalmente conseguimos uma série de dias lindos para irmos até a Serra da Bocaina, no município de Bananal - no interior de São Paulo próximo à divisa do Rio de Janeiro - com o objetivo de conhecer um pouco da região, com seu ar puro, inúmeras cachoeiras, paisagens rurais e sua gente simples.

  • Camping Chez Bruna
  • Restaurante Chez Bruna
  • Camping Chez Bruna
  • Camping Chez Bruna
  • ducha gelada no Camping Chez BrunaO.
  • nossa casa na Bocaina
  • Lago da Represa
  • Cachoeira da Usina
  • Igreja no Sertão da Bocaina
  • em frente ao camping

O destino foi o Camping anexo ao restaurante Chez Bruna, que fica na Estrada do Sertão km 28, coordenadas geográficas -22.830410, -44.458651 telefones (24) 99259-2797 e 99951-2714. A área é pequena, estrutura básica e lindo visual, com um belo gramado e um riacho passando ao lado transmitindo aquele som típico de um lugar integrado à natureza.


A voltagem é 110v e na área não há sinal para celular. Aos interessados sugiro contatar o camping antes para saber das tarifas, havendo inclusive a opção de incluir o café da manhã e uma refeição.


No camping o ambiente é de um sítio com perus, galinhas, galinhas d’angola, patos, gado (ao lado), cachorros (dóceis) que ficam circulando durante o dia. Atendimento muito atencioso de sua proprietária e empregados. O restaurante recebe clientes que passam pela estrada indo ou voltando das trilhas e visita às cachoeiras.



Chega-se ao camping a partir da cidade de Bananal, que está a uma altitude média de 450 m, subindo a serra até cerca de 1.300 m de altitude e daí começa a descer para chegar ao camping, que se encontra a 1.110 m. No total são cerca de 28 km da cidade ao Chez Bruna.


Apesar que durante os cinco dias que lá ficamos não tenha chegado mais nenhum campista, apenas pessoas para o restaurante, nos sentimos bem curtindo a natureza e os dias lindos. Já a temperatura em pleno mês de julho caia vertiginosamente a partir das 16h, por volta das 22h ficava em torno de 8 graus e de madrugada chegou a 5 graus. Há que ir prevenido para que o passeio não vire uma aventura desagradável.


Nosso programa foi fazer caminhadas, indo até o trutário, a 4,6 km do camping, passando e acompanhando o lago de uma represa. A pé fomos também até a Cachoeira da Usina, perto do camping, 1,1 km. Outra caminhada boa foi até a Pousada da Terra (3 km), curtindo a natureza, o ar puro e o murmúrio das águas nos rios que cortam a região. Dessa Pousada é possível ir por trilha até a Cachoeira do Bracuhy – cerca de 1 hora de caminhada e R$ 25,00 por pessoa (julho/13) para passar pela área.


Resumindo, é uma região linda, vale o passeio, melhor ainda se for com um carro alto ou 4x 4, já que os trechos de terra na Serra da Bocaina, maioria, tem muitas pedras e buracos agravados pela passagem de caminhões pesados carregando toras de madeira. A situação se complica um pouco quando chove. São muitas as opções de cachoeiras e trilhas a percorrer, é só ter disposição e um veículo apropriado.


Obs: relato com base em nossa acampada nesse camping em julho de 2013.

Imagem de satélite com a localização do Camping Chez Bruna, na Serra da Bocaina e dos locais citados.