Clique para abrir menu ou ocultar

Acampando em Águas da Prata/SP

No sopé da Serra da Mantiqueira no interior de São Paulo, a 870 m de altitude, fica a Estância Hidromineral de Águas da Prata, região com um clima bastante agradável e possibilidade de muitas atividades junto a natureza curtindo cachoeiras, cascatas, trilhas, caminhadas pela área rural apreciando lindos panoramas, etc.


Está a cerca de 230 km da capital e faz divisa com a cidade de Poços de Caldas (30 km de distância), que já pertence ao estado de Minas Gerais. Águas da Prata, e seu slogan “Rainha das Águas” - vídeo - , recebe muitos turistas para prática de esportes radicais e também para simples repouso e desfrutar das fontes de águas com propriedades medicinais.

  • área toda gramada
  • boa sombra
  • Camping do Paiol
  • piscina no camping
  • pés de café próximo ao camping.
  • Cascatinha - próximo ao camping
  • em um trecho do Caminho da Fé
  • lago - seta indicando Caminho da Fé
  • estrada para o Pico do Gavião
  • decolando do Pico do Gavião

Acampamos no Camping do Paiol, que fica à beira da rodovia Ademar de Barros, km 240, em direção à Poços de Caldas, telefones (19) 3642-1734 e 3642-1941 e coordenadas na portaria -21.92976 -46.69672.


Área grande, bonita, toda gramada, boa sombra, piscina, quiosques, churrasqueiras, campo de futebol, quadra de vôlei gramada, chalés, etc. - voltagem 220v.


Pertinho do camping, numa caminhada de apenas 1 km (ida), visitamos uma pequena cachoeira e seguindo por uma estradinha rural passamos por um cafezal. Para quem é da cidade um bom programa para conhecer os pés de café carregados e curtir a natureza.


Aproveitando a estada fomos até o Pico do Gavião, coordenadas -22.015594,-46.626856 a 21 km do camping, sendo 17 em estrada de chão em bom estado – a chegada ao pico é concretada. Fica a uma altitude de 1.633 m e de lá se tem um panorama espetacular, apreciando inclusive os preparativos e decolagens de paragliders e asas delta.



Em Águas da Prata foi criado e inaugurado em 2003 o Caminho da Fé, sinalizado com setas amarelas pintadas em postes, árvores, mourões, etc., indicando a direção para os peregrinos cujo objetivo é chegar no Santuário de Nossa Sra. de Aparecida, em Aparecida - atualmente são aproximadamente 400 km atravessando a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais de terra, trilhas, bosques, pastagens e asfalto.


Para conhecer apenas uma amostra do Caminho da Fé, caminhamos por 5 km (outro tanto para voltar) por um trecho fácil – estrada de chão - apreciando panoramas rurais com igrejinha, cachoeira ao lado, lago e morros verdejantes.


Também caminhamos do camping à cidade passando pela Cachoeira Cascatinha, por uma bela praça onde existem várias fontes de água mineral, uma feirinha simpática onde vende-se artesanato, lembranças, etc. e também fomos conhecer a Igreja Matriz de Águas da Prata - 8,7 km, ida e volta, bem agradáveis.

O tempo de estadia (6 dias) foi pouco e ficaram vários locais para conhecer como percorrer a trilha para a Fonte Vilela, ir ao Mirante do Cristo, etc.

Obs: relato com base em nossa acampada nesse camping em abril de 2014.

Imagem de satélite de àguas da Prata com a localização do camping e os outros locais citados.